quinta-feira, 3 de março de 2011

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO: COMPRAR OU ADOTAR?

          Essa é uma das perguntas mais frequentes feitas por quem tem a intenção de adquirir um animal de estimação. No entanto, outros questionamentos deixam de serem feitos quando se opta pela compra de um animalzinho que irá fazer parte da família.
           Por que algumas pessoas preferem animais comprados em lojas? Por que muitos tendem a achar que cães, gatos e outros animais são melhores se tiverem um pedigree, uma “raça”? Que consequências ocorrerão quando eu opto pela compra e não pela adoção?
            Primeiramente, é importante lembrar que quando você escolhe para o seu filho um animal com pedigree, de “raça”, afirmando que são melhores, indiretamente está dando a ele os primeiros ensinamentos de como ser preconceituoso, e, irá instigar também, de forma indireta, preconceitos contra seres humanos, afirmando que uma raça é melhor que outra. Além disso, devemos saber que não existem animais piores ou melhores, o que existe, são animais bem ou mal tratados. A beleza de um animal não está na “beleza” imposta pela sociedade e sim, na essência que cada animalzinho carrega dentro de si.
            Lembremos também, dos animais que estão perambulando pelas ruas, famintos, sedentos e carentes de afetividade e de um lar. Lembremos daqueles que estão em abrigos esperando pelos donos que os abandonaram à sorte ou esperando por um coração bondoso que os acolha e possam sentir de fato o que é o amor, e daqueles que esperam a morte em depósitos das grandes cidades, que sem mais espaço para abrigá-los e pela falta de governantes comprometidos, seguem o seu destino em direção à eutanásia.
            Todo ser vivo é belo, só não enxergamos na maioria das vezes, pois a sociedade nos cega com as suas imposições e seus estereótipos. Trate bem um animal, por mais sujo, mal cuidado e rabugento que ele seja, e verá a recompensa e o quão belo de fato ele é.
            Quando decidimos por comprar um animal, tomamos uma decisão muito mais cruel do que possamos imaginar. Tomamos a decisão de mantermos animais abandonados pelas ruas, e que sonham com pessoas como você, que poderiam levá-lo para casa. Quantos sonhos não devem ter? Quantas vezes sonham com companhia ao invés do abandono? Quantas vezes sonham com o aconchego ao invés do frio e da umidade? Sonham com água limpa e fresca e com um pouco de comida, enquanto seu estômago dói pela fome que insiste em não passar.
            Há pessoas que querem que animais de “raça” fiquem procriando para obtenção de lucro em cima da venda de filhotes que logo serão separados à força de suas mães, enquanto outros abandonados continuarão com destino incerto por causa desse tipo de decisão.  Animal não é mercadoria. Animal é ser vivo, tem fome, dor e sentimentos.
          Não podemos esquecer ainda, que por empolgação, algumas pessoas compram um filhote e esquecem que eles crescem e, logo depois, abandonam por perceberem que não era isso o que queriam, aumentado a população de animais de rua.
          Cães e gatos abandonados, quando bem tratados, alimentados, vacinados e curados de suas doenças, se tornam esteticamente tão belos quantos àqueles enfeitados com fitas para serem vendidos mais facilmente. Você verá que ele também tem uma, ou talvez mais raças pela sua miscigenação. Não há animais sem raça, e sim, animais sem cuidado.
         Quando pensar em adquirir um novo animal de estimação lembre-se, terá um abandonado esperando por você para retribuir o amor que receberá.  Amigo não se compra, se conquista.
Leandro Ditzel
Membro da Academia de Letras, Artes e
Ciências do Centro-Sul do Paraná - ALACS