sábado, 18 de abril de 2015

A CARNE ESTÁ CARA?

Me desculpem os céticos que afirmam que a carne não causa danos ao meio ambiente, mas esse fato é incontestável e o preço que é pago pela carne no supermercado, é muito menor do que deveria ser.
Parece irônico falar isso, mas o fato é que não se contabiliza os reais danos que esse produto ocasiona ao meio ambiente e os prejuízos dessa degradação aos cofres públicos. Não vou aqui nem mencionar com detalhes o sofrimento dos animais que são brutalmente assassinados nos frigoríficos e que, mesmo as pessoas que tem pena dos bichos sendo mortos com grandes doses de dor, comem, por não lembrarem que aquele pedaço de bife em seus pratos, um dia foi um ser que sentia e sofria com as penas a ele impostas.
Qual é o preço dos desmatamentos e das queimadas que dizimam toda uma biodiversidade em troca de lucro, principalmente na região amazônica? E qual o preço que pagaremos por isso em um futuro pouco distante? Tenha a certeza que pagaremos um preço muito mais caro que o preço que se paga hoje pela carne e, sendo assim, a carne que se compra no balcão do açougue está de fato muito barata.
Dentro daquela bandeja com alguns inocentes pedaços de bife, há pedaços de florestas degradadas e sofrimento de um animal.
Muito se argumenta que a carne é necessária e que não se vive sem ela, mas há milhões de pessoas pelo mundo que vivem muito bem sem ela. Outro argumento principalmente do setor da pecuária, é que a carne é a salvação para a fome no mundo, mas, muito pelo contrário, pasmem todos, a carne é uma das maiores responsáveis pela fome no mundo.
Fazendo uma média a despeito da logística da produção de carne, podemos fazer o seguinte raciocínio. Para se produzir um único quilo, são necessários 17 quilos de cereais e, levando-se em conta que carnívoros e vegetarianos comem em média o mesmo peso de alimentos em cada uma de suas refeições, podemos afirmar que, sem a carne, poderíamos alimentar 17 vezes a população mundial. Com essa lógica, utilizando esse mesmo cereal para alimentar a população, poderíamos resolver de uma só vez, três grandes problemas mundiais: a fome, os desmatamentos e as emissões de gazes do efeito estufa. Teríamos um mundo melhor e mais sustentável se a carne não fosse produzida na escala em que se produz hoje.
Outro aspecto a ser colocado é que, todo alimento para ser produzido, utiliza uma quantidade enorme de água. Porém, em tempos de falta de água, desperdiçamos muito desse líquido tão precioso para que o bife chegue à mesa do consumidor. Enquanto para se produzir um quilo de arroz são utilizados 2.500 litros de água, para se produzir um quilo de carne, são necessários em torno de 15.400 litros.
Mas se você leitor, estiver achando muito duras essas minhas colocações, poderei ser mais flexível então, e dizer que, se a população não deixar de comer carne, mas, reduzir pelo menos a metade do que consome hoje, teremos assim mesmo uma melhor distribuição de alimento entre todos os povos, com menos fome, menos desmatamentos e menos poluição da nossa atmosfera.
Além disso, tenhamos a certeza que iremos nos sentir muito bem por reduzirmos o sofrimento de animais, sem contar que teremos uma saúde melhor com uma alimentação mais saudável e isenta de grandes quantidades de gordura.
Da próxima vez que o mocinho da TV aparecer oferecendo o produto, lembremo-nos dos danos ambientais e das pessoas famintas espalhadas pelo mundo. A solução não está longe de nós, ela está ao nosso alcance e em nossa mudança de conduta. Façamos a nossa parte que teremos um mundo melhor a todos.

Leandro Ditzel
Membro da Academia de Letras, Artes e
Ciências do Centro-Sul do Paraná - ALACS

Curriculum Lattes
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8579333J9