domingo, 15 de maio de 2011

AMBIENTES LIVRES DA FUMAÇA DO CIGARRO. UM DIREITO DE TODOS

Mais que uma conquista, os ambientes livres da fumaça do tabaco são um grande avanço na melhora das condições de saúde da população e, até mesmo, na qualidade e preservação do meio ambiente. Para comemorarmos isso e para lembrar o dia 31de maio – DIA MUNDIAL SEM TABACO, daremos aqui, uma atenção especial aos fumantes passivos, pessoas que se tornam involuntariamente, obrigadas a inalar a perigosa fumaça do cigarro.
Não dá mais para aceitar que o cigarro e os derivados do fumo são inofensivos para a nossa sociedade, pois, todos nós sabemos a gama de prejuízos que o cigarro traz, desde a produção do fumo, até o consumidor final. Não cabe então aqui, citarmos cada um desses danos, mas, vale a pena tratarmos de um dos pontos mais impactantes do ato de fumar, que é a ação das substâncias nocivas ao fumante passivo.
A grande maioria da população desconhece de fato o que é ser fumante passivo. Muitos pensam que apenas as pessoas expostas diretamente à fumaça dos derivados do tabaco fumam passivamente, mas, o que a grande maioria não sabe, é que não é necessário estar exposto em um ambiente onde haja a fumaça para sofrer os danos ou ser considerado fumante passivo, basta tão somente, conviver com fumantes, ou estar em ambiente onde alguém tenha fumado.
As partículas liberadas com a fumaça do cigarro se prendem às roupas ou cabelo dos fumantes e, até mesmo nas superfícies como paredes, móveis e interiores de automóveis. Essas partículas liberam gases tóxicos e nocivos, fazendo com que essas pessoas que estejam nesses locais, sejam consideradas fumantes passivos, é o que nós, profissionais de saúde chamamos de fase particulada resultante da queima dos produtos fumígeros.
Muitos pais ou responsáveis alegam que sua dependência por cigarro não prejudica em nada os seus filhos, pois segundo eles, evitam fumar na presença destes, mas isso, infelizmente é uma grande ilusão por parte destes pais, pois a simples presença de um fumante perto de outras pessoas, já é suficiente para causar danos à saúde dos não fumantes. Pior ainda, é vermos no trânsito, adultos fumando dentro dos veículos, quando dentro destes, encontram-se outras pessoas, principalmente se estas forem crianças.
É um crime expor uma criança indefesa à fumaça do cigarro, ou a qualquer outro derivado do tabaco, uma substância extremamente danosa tanto para a saúde de fumantes ativos, quanto de passivos. Crianças que convivem com fumantes, desenvolvem sérios problemas respiratórios e tantos outros tipos de problemas ocasionados pelo cigarro, até mesmo, câncer.
Temos como cidadãos conscientes, a obrigação de proteger o meio ambiente e a saúde de todos, para que tenhamos um mundo melhor, com menos danos causados pelo tabaco.
Se você é fumante e tem filhos, pense seriamente na possibilidade de abandonar o vício, pois, além do bom exemplo que dará para eles, estará diretamente cuidando da saúde e do bem estar dos seus filhos e de toda a sua família. Largar o hábito de fumar é uma das atitudes mais sábias que uma pessoa possa vir a tomar, contribuindo para uma melhor qualidade de vida de toda uma sociedade.

Leandro Ditzel
Membro da Academia de Letras, Artes e
Ciências do Centro-Sul do Paraná - ALACS