quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Ei você...deixou cair alguma coisa ao chão

Parece mentira, mas é bem comum ainda nos dias de hoje em nosso país, encontrarmos pessoas que ainda tenham a capacidade de jogar lixo pelas ruas das nossas cidades.
É inacreditável que, em pleno ano de 2010, vivendo em uma sociedade civilizada, nos deparamos ainda com pessoas que lancem papéis de bala, pacotes de biscoito e salgadinhos e bitucas de cigarro pelas janelas dos carros ou jogando nas calçadas, enquanto circulam pelas ruas da cidade, como se vivêssemos dentro de uma grande lixeira.
Quantas vezes reclamamos de nosso país, dizendo que o Brasil não vai para frente e que nossa nação está longe de alcançar os patamares de países como Canadá e Suíça em termos de educação do seu povo. Porém, esquecemos que a educação não deve partir dos governos e nem das escolas, mas deve ter seu início no berço e em nós mesmos.
Certo dia, em plena rua principal, presenciei a cena de um cidadão que simplesmente jogou um toco de cigarro na calçada em frente a uma loja. Seria apenas mais uma cena de falta de educação se não fosse um cidadão bem conhecido e que deveria servir de exemplo para muitos. Vi outras tantas cenas que me deixaram entristecido, pois moramos em uma bela cidade e pagamos impostos para que ela permaneça limpa. Porém, algumas pessoas tentam fazer o contrário como se não morassem em sociedade.
Em outro dia, eu caminhava por uma praça e tive o desprazer de dar uma topada em alguma coisa que estava jogada no chão. Ao olhar mais atentamente o que eu havia chutado, percebi que era uma fralda usada e, pelo peso do objeto desprezado, notei que a mesma estava recheada pelos dejetos do seu usuário. A que ponto chega a falta de respeito, levando-se em consideração que há poucos metros dali, havia uma lixeira colocada estrategicamente para que ninguém cometa um absurdo desse . Mas infelizmente, todos os dias presenciamos situações como essas quem fazem eu me perguntar se é essa educação que se dá em nosso país. Espero que não, pois não quero acreditar que essa seja a visão que os outros países têm de nós brasileiros.
Latas de refrigerante pelas praças, pacotes de biscoito entupindo bueiros e bitucas de cigarro formando sujos e indesejáveis tapetes por toda a cidade estão se tornando rotina por onde quer que andemos.
Mas afinal de contas, a quem cabe manter a cidade limpa e isenta desses resíduos que poluem e deixam visualmente feias as nossas ruas? A quem reclamar para que as nossas cidades permaneçam limpas?
Para a primeira pergunta, posso afirmar que cabe a cada um de nós zelarmos pelo que é nosso, evitando sujarmos nossas cidades. De nada adianta reclamarmos às nossas autoridades para que limpem o que está sujo, se não fizermos a nossa parte. Temos que valorizar os impostos que pagamos, impedindo que sejam gastos com o nosso descaso.
E para a segunda pergunta, eu tenho uma sugestão para isso. Quando você se deparar com alguém jogando no chão um pacote, papel de bala, toco ou carteira de cigarros ou ainda alguma outra coisa que emporcalha as nossas ruas, diga a essa pessoa: Ei você! Deixou alguma coisa cair no chão. Quem sabe ela perceba o erro e passe a agir coerentemente com a nossa sociedade. Só assim, estaremos exigindo respeito às nossas cidades e fazendo com que o nosso país passe a ter uma imagem melhor lá fora, uma imagem digna de um país dito civilizado.
Leandro Ditzel
Membro da Academia de Letras, Artes e
Ciências do Centro-Sul do Paraná - ALACS

Nenhum comentário:

Postar um comentário