quinta-feira, 2 de setembro de 2010

NÚVEM DE FUMAÇA! SINAIS DAS QUEIMADAS...VESTÍGIOS DA IGNORÂNCIA

O sol grandioso e vermelho que se despede no horizonte ao fim do dia, encanta os casais apaixonados. É um belo cenário de encher os olhos de quem o admira. Mas o que muitos não sabem, é que, o bonito espetáculo que lembra cenas do filme “Empire of the Sun” (Império do sol), é na verdade uma cena preocupante. Os tons avermelhados da nossa estrela são proporcionados pela intensa presença de poluição, principalmente a fumaça.
Estamos no inverno. Nessa época, é bastante comum a redução nos níveis de chuvas em nossa região, em função da própria característica da natureza. Dessa forma é normal que ocorram períodos de seca, onde a vegetação se torna bastante fragilizada e ressequida pela baixa umidade do ar e do solo.
O que não é normal é a quantidade de queimadas que ocorre ano após ano. Alguns até justificam dizendo que as queimadas são normais nessa época do ano, mas isso não é verdade. Verdade seria se as queimadas fossem resultado de eventos da natureza, como acontece quando um raio desencadeia um incêndio, após a descarga elétrica ter entrado em contato a vegetação seca. Para isso, no entanto, a freqüência com que esses raios viessem a ocorrer, deveria ser exorbitante para podermos alegar que as queimadas fossem normais para o período, o que sabemos que não é assim que ocorre.
O que vemos na verdade, é uma seqüência de ATOS CRIMINOSOS onde moradores tanto da zona urbana quanto da zona rural, ateiam fogo em terrenos, montes de vegetação seca, pastos e outros locais, com o intuito de “resolver” um problema que talvez nem exista, pois a vegetação seca poderia inclusive ser utilizada como adubo ou simplesmente, enterrada. O que é muito pior, e muito mais cruel, é que há aqueles ainda que colocam fogo nas matas. Não há motivos verdadeiros para se fazer queimadas, a não ser que seja para ocultar de imediato, alguma coisa para a qual haja a necessidade de se livrar de maneira “urgente”, o que seria de certa forma bem estranho.
Motivos para causar incêndios podem existir ou não, dependendo do que se passa pela cabeça de quem os provoca. O que não existe, é justificativa cabível para tamanha ignorância. Ignorância sim, se colocarmos em uma balança os prós e contras desse repugnante ato de vandalismo, pois esse fogo intencional poderá atingir proporções gigantescas e descontroladas. Vamos pensar então, nos dois lados dessa balança fazendo duas perguntas básicas.
A primeira pergunta é: Quais são os pontos positivos dos incêndios provocados? Bem, vejamos..., deixe-me pensar.....????....????.....????.... Puxa vida! Estou aqui, tentando encontrar algum ponto positivo, mas está difícil! Se alguém tiver uma solução para essa primeira pergunta, por favor, me diga.
Vamos para a segunda pergunta então: Quais são os pontos negativos dos incêndios provocados? Agora acho que está bem mais fácil. Vamos aqui então, enumerar alguns:
- incêndios causam poluição, que causam acidentes de trânsito com vítimas;
- as poluições dos incêndios causam problemas de saúde, que lotam os hospitais e postos de saúde, ocasionando sofrimento e gastos aos serviços públicos de saúde e ao bolso daqueles que sofrem com os problemas respiratórios;
- Incêndios destroem as nossas florestas, matando a vegetação e os pobres animais que, indefesos, morrem queimados pela ignorância de alguns;
- o carbono liberado pela queima das florestas, eleva os níveis dessa substância na atmosfera e o aumento no efeito estufa. Sofrerão com isso, os que são culpados e os que são contrários a esses atos criminosos;
- incêndios no campo ou na cidade, abarrotam os quartéis do corpo de bombeiros com chamadas telefônicas, para que haja o controle desses incêndios, onerando os cofres públicos e comprometendo os serviços quando há um aumento significativo nos atendimentos prestados;
- na área agrícola, as queimadas destroem micronutrientes importantíssimos para a produção de alimentos, empobrecendo o solo que fica desgastado com o fogo.
- as redes de transmissão de energia podem ficar comprometidas, ocasionando cortes nos abastecimentos e causando enormes prejuízos ;
- Em dias de frio, o problema é pior, pois a fumaça das queimadas se acumula, causando uma densa e feia cortina de fumaça, ocasionando os problemas de saúde e outros tantos problemas a mais.
Esses são apenas alguns dos exemplos. Vários outros poderiam aqui ser citados até com certa facilidade. Mas Uma pergunta me vem à mente agora. Como é que aquelas pessoas que continuam colocando fogo em quintais, terrenos baldios e florestas, não conseguem perceber isso? Ou não percebem, ou não estão nem aí com os narizes dos outros.
O que aqui não posso deixar de mencionar, é que essa atitude tão prejudicial a toda população e ao meio ambiente, é feita principalmente nos finais de semana ou no finalzinho da tarde, na tentativa de que os autores não sejam pegos em flagrante e esses crimes continuem impunes.
Da próxima vez que alguém pensar em colocar fogo em algum lugar, esse alguém deverá também pensar nas conseqüências desse tipo de atitude, e pensar ainda que, eu e mais algumas milhares de pessoas ao seu redor, poderemos estar sofrendo com esse ato tão primitivo de saírem por aí, botando fogo no que está quieto. A atitude errada pode ser sua, mas o problema passa a ser com os outros. Pense nisso!

Leandro Ditzel

Nenhum comentário:

Postar um comentário