quinta-feira, 2 de setembro de 2010

FILME ÀS AVESSAS

Como em qualquer grande produção americana feita especialmente para a telona, uma grande catástrofe está para acontecer.
O mar está prestes a invadir Nova York. A população desesperada foge para não morrer, ao mesmo tempo em que espera o herói do filme vestido com seu macacão azul estampado com a bandeira americana salvar todo o planeta. Eles sabem que o seu herói que, diante da bandeira branca e vermelha que jura honrar a pátria, salvará o planeta, pois afinal, ele é americano.
Tudo seria cinematograficamente perfeito se não fosse mais um dos inúmeros e repetidos apelos feitos pelo cinema americano. Mas, diante da realidade o herói americano não passará de mais uma das bilhões de vítimas da espaçonave terra que está prestes a sucumbir pelos estragos provocados pelos seus tripulantes.
Distante da telona e do mundo de faz de conta o herói mundial, os Estados Unidos, representado nos filmes americanos por um Herói galanteador e impecavelmente dotado de uma “inteligência suprema”, não passa na verdade, de ser o maior vilão das catástrofes tão lembradas pelos famosos cineastas.
Aquele que se diz herói é quem na verdade mais consome recursos naturais e libera em escala recorde, os gases causadores do aumento do efeito estufa. A sociedade americana está muito longe da imagem perfeita que tenta demonstrar ao mundo, em que é capaz de tudo e consegue salvar o planeta de qualquer catástrofe ou de qualquer problema, ainda mais, quando constatamos que eles são os maiores causadores dos grandes problemas relacionados com o consumismo exagerado.
Lembra da catástrofe provocada pelo Furacão Katrina em que o mar invadiu Nova Orleans? Pois é! Os tão eficientes e estrategistas salvadores do planeta, não conseguiam sequer resgatar os seus cadáveres que boiavam pelas ruas da grande cidade. Ninguém sabia para onde ir. A cena fatídica dentro do ginásio de esportes de Nova Orleans, bem que parecia com aquelas cenas que eles, os americanos, gostam de estampar sobre o pouco que sabem sobre os países em desenvolvimento. Sabem tão pouco sobre outros países, que pensam que nós brasileiros passamos o dia jogando futebol e dançando samba nas ruas repletas de animais selvagens.
Sobre eles, também sabemos pouco, pois durante anos fomos bombardeados somente com aquilo que eles quiseram nos mostrar em filmes, notícias e documentários, eximindo de nos mostrar a realidade que existe por detrás dos bastidores. Porém agora, o mundo se volta para a verdade sobre o país do Tio Sam e começa a enxergar que o mundo deve cobrar com firmeza uma atitude dos Estados Unidos, para que o planeta não sucumba com a degradação que principalmente eles estão fazendo.
A bandeira listrada com o vermelho do sangue do planeta e com o branco da ausência de uma atitude real por parte dos Estados Unidos lembra que o mundo já começa a ver quem de fato é o grande vilão da degradação ambiental.
Leandro Ditzel
Membro da Academia de Letras, Artes e
Ciências do Centro-Sul do Paraná - ALACS

Nenhum comentário:

Postar um comentário